O que é um nerd?

11 comentários sobre “O que é um nerd?”

  1. A escrita deste texto, resultado de um simples questionamento, é por si uma resposta para a pergunta “O que é ser nerd?”

    Esse texto foi altamente nerd, se fosse por mim, criar-se-ia uma nova classe de nerds: Altieres’ Level of Nerdism.

    Mas aliás, na “ideologia” da coisa eu me encaixo bastante bem. Considero-me então nerd, já que, como está dito no texto (sim, eu li o texto inteiro), nerds não obrigatoriamente possuem gostos semelhantes. Não gosto de animes (já assisti muito Pokemon e Cavaleiros do Zodíaco, entretanto), não tenho coleções de bonecos, mas acho que a minha vontade de aprender mais sobre coisas pelas quais tenho interesse e a minha falta de atenção, que é consequencia de uma falta de interesse, para com os padrões da sociedade me denunciam.

    Vai soar arrogante, mas me parece que os nerds costumam ter uma determinação maior do que o normal.

    Curtir

  2. Sirius

    A determinação é igual. Como bem explica o Why Nerds Are Unpopular, a questão está nas prioridades.

    Nerds possuem sua própria agenda de interesses. Poucas pessoas trabalhariam tanto em sua coleção de DVDs e backup como eu, que cataloga tudo, ordena e faz planilhas no OO.org Calc para rastrear empréstimos e as condições das mídias.

    Ou então a minha coleção de música, que possui todos os artistas ordenados alfabeticamente e os CDs por ano de lançamento, com tags padronizadas e corretas.

    Outras pessoas canalizam sua determinação para jogar bem futebol, entender rituais sociais e manter “conversas” com palavras pequenas como “Será que chove hoje?”

    Curtir

  3. Surgiu, sei lá de onde, uma frase estranha que diz “um verdadeiro x nunca diz ser um x”, onde x pode ser substituído por metaleiro, gótico, gênio, etc… Mas o limite disso foi atingido quando um amigo meu fez x=”nerd”.

    Como assim? Quem se acha nerd não pode mais dizer que é nerd, por que daí seria tratado como poser? Tudo bem, já que uma característica dessa espécie é não ligar para a opinião alheia.

    Mas sejamos inteligentes: de hoje em diante não me digo mais nerd. Vou bater no peito e exclamar “sou poser com muito orgulho”. Se um paradoxo desse puder destruir essa frase infeliz, considero que já fiz minha parte para salvar o mundo.

    Curtir

  4. Fernando

    Nerd é cool pra ter poser agora? Desde quando? Cadê as groupies?

    A cultura hacker funciona dessa forma: você nunca pode dizer que é hacker. Porém, mesmo você não sendo hacker, você pode admitir respeitar a cultura hacker e usar o famoso glider.

    E na “indiferença ao que dizem os outros”, que se danem se me chamarem de poser. Vou convenientemente informar que poser na verdade se escreve poseur porque Poser(r) é um software de animação 3D cuja marca é registrada. 🙂

    (Tem ainda uma frase no Haibane Renmei que diz algo como “Finja ser algo por tempo suficiente e você o será”)

    Curtir

  5. Sou a tal colega que fez a fatídica pergunta “O que é um nerd?”

    Independente da resposta, fico feliz em suscitar um debate tão fértil!

    Curtir

  6. Eu estava presente nesse dia da pergunta, e também me interessei pela resposta. Apesar de ler todo o texto, ainda me pergunto se sou ou não uma nerd.
    Complicado…
    Mas ótimo post Altieres! Muitas definições úteis, que eu não sabia, com certeza!

    Curtir

  7. Olha, eu sou geek, nerd e CDF, mas mesmo sabendo disso, eu não gosto que me chamem assim.

    Curtir

  8. Bárbara, eu te entendo. Não somos recompensados por isso. Mas sugiro que pelo menos você não se importe se outra pessoa que usa esse termo como elogio te chame assim. Acho que a única maneira de tirarmos esse sentido pejorativo é usando-o entre nós de outra forma.

    Curtir

  9. acho que sou um nerd por que so tiro nota 10 na escola.

    sera que sou nerd?

    se sou isso e bom?

    Curtir

    1. n e n bom mas depende vc tecnicamente e um cdf vc tem amigos si tiver e um ponta para n ser um nerd pega garotas outrop ponto então si faz isso n e um nerd

      Curtir

  10. o imperador julio cesar era um nerd primordial mas ele fez oq q fez com seu imperio e dai q vc e um ner o importante eo q vc acha n o q os outros acham!!!

    e e por isso q mi considero um cara normal mesmo meus colegas da escola mi chamando assim ate meus familiares acham q sou um nerd mas n ligo muito para isso sabe por q,pq eu sou o q sou entendem Deus mi fez assim e niguem pode mi mudar!!

    Curtir

Os comentários estão desativados.