fravia+: Si sta / come d’autunno / sugli alberi le foglie

O magnífico fravia+ foi diagnosticado com dois tumores e está atualmente em tratamento, conforme revela o próprio. fravia+ diz não saber quanto tempo tem de vida, mas percebe que o “destino acredita ser mais forte do que ele”.

Fjalar Ravia — seu nome verdadeiro — é conhecido pela comunidade de engenharia reversa de software por ter criado um material-referência no hoje extinto fravia.org, embora mirrors do site ainda existam por aí. Ravia tem contribuído com descobertas e dicas na área de pesquisas web, buscando as melhores maneiras de encontrar qualquer coisa que já tenha sido colocada na rede. Completou 56 anos recentemente, no dia 30 de agosto.

É também um militante contra propaganda e protecionismo de software. Desde que se encontrou com Stallman em 2000, também tem adotado software livre (embora prefira o navegador Opera).

É um herói desconhecido, criador de um canto da web — searchlores.org — que provavelmente jamais será considerado pelo o que realmente vale. Mas o destino luta contra todos e sempre vence, como o outono sobre as folhas.